quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Experiencias Do Sensível


                                              Sabor que remete a minha infância


     Essa receita remete a minha infância, me lembra de quando minha tia fazia bolo de aipim e como a minha mãe adorava o sabor... Pense em um tempo bom que não volta mais.


INGREDIENTES

  • 1 kg de aipim (mandioca ou macaxeira)
  • 3 xícaras (chá) de açúcar
  • 100 g de manteiga
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 pacote de coco ralado desidratado e você pode utilizar um pacote de 100g ou mais, fica a seu gosto.
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 ovos
  • Obs:(Essa receita não vai fermento em pó)

MODO DE PREPARO

  1. Descasque o aipim, lave-o sob água corrente e rale, usando um ralador grosso,ou pode triturar o aipim no liquidificador.
  2. Lembre-se de tirar o excesso de água do aipim ralado antes de adicioná-lo aos demais ingredientes.
  3. No liquidificador, coloque o aipim ralado ou triturado, o leite, o leite de coco e a manteiga.
  4. Bata tudo em velocidade média por 1 minuto.
  5. Acrescente o açúcar, o coco ralado e o sal e bata mais um pouco.
  6. Despeje o creme em uma forma redonda e untada com margarina e farinha de trigo asse em forno pré-aquecido, a 230ºC, por uns 45 minutos ou até que colocando o palito ele saia limpo.
  7. Espere esfriar um pouquinho e delicie-se.

http://gshow.globo.com/receitas-gshow/receita/bolo-de-aipim-com-coco-no-liquidificador-5409c7be4d38856f5a0000d5.html

domingo, 19 de agosto de 2018

Campo Da Educação Saberes E Práticas

UFSB
DATA 19/08/2018
DOCENTE:FABIANA
DISCENTES:VALDIR, ANDERSON, WILLIAMS
CC: CAMPO DA EDUCAÇÃO SABERES E PRÁTICAS




                                 VIAGEM A FESTA DA IRMANDADE DA  BOA MORTE


     CHEGAMOS HOJE A CIDADE DE CACHOEIRA PARA PARTICIPAR DA FESTA DA BOA MORTE A NOSSA EXPECTATIVA É GRANDE SABEMOS QUE EM UM PRIMEIRO MOMENTO IREMOS NOS ESPANTAR, ISSO PORQUE É UMA COISA NOVA PARA NÓS ,SEI QUE IREMOS DESFRUTAR MUITO DO LUGAR QUE IREMOS FICAR, SABEMOS QUE TRATA-SE DE UM FESTEJO TRADICIONAL ONDE TEM SEU INÍCIO QUANDO AQUI EM CACHOEIRA SE INSTALOU A IRMANDADE DA BOA MORTE ONDE O INTUITO PRINCIPAL ERA A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS AQUI HAVIA GRANDES CANAVIAIS ONDE O NUMERO DE PESSOAS ESCRAVIZADAS ERA GRANDE E O INTUITO DA IRMANDADE ERA A COMPRA DE ALFORRIAS VISANDO A LIBERTAÇÃO DOS IRMÃOS QUE A SÉCULOS VINHAM SENDO ESCRAVIZADOS E FORÇADOS A TRABALHAR DE FORMA ESCRAVA, MAS FALANDO DA FESTA É UMA COMEMORAÇÃO LINDA ONDE COM TODA POMPA É MOSTRADA E PRATICADA A FÉ DE TODOS OS ENVOLVIDOS NESSA COMEMORAÇÃO E PARA AS PESSOAS QUE NÃO TEM UMA RELIGIÃO DEFINIDA ACABA SENDO UMA PROVA QUE PODEMOS CONVIVER COM A DIVERSIDADE E PROVA MAIS CABAL É A DIVERSIDADE DE PESSOAS QUE AQUI ENCONTRAMOS, FICO FELIZ QUE AQUI TODOS CONVIVAM DE FORMA PACIFICA E AO FINAL DE TUDO É UMA FESTA LINDA QUE AQUI ESTAMOS PRESENCIANDO.
     AQUI ESTAMOS VENDO QUE A IRMANDADE DA BOA MORTE NÃO É APENAS UMA FESTA TRADICIONAL E SIM UMA VIAGEM AO PASSADO ONDE A BUSCA É O FORTALECIMENTO DOS QUE AQUI DEIXARAM SUAS VIDAS EM NOME DE ALGUNS POUCOS QUE NÃO TINHA APREÇO PELO SER HUMANO, SÓ EM PENSAR QUE A IRMANDADE TINHA QUE ARRECADAR DINHEIRO PARA QUE FOSSE PAGO UMA QUANTIA PARA QUE O NEGRO QUE SOFRIA CASTIGO FOSSE SOLTO DAQUELE CASTIGO É UMA COISA QUE HOJE ME TOCA COMO UM TAPA NA NOSSA CARA, SÓ EM PENSAR QUE AQUI NA REGIÃO FORAM DIZIMADAS TANTOS QUE SÓ DE UMA VEZ AO LONGO DE UM DOS RIOS FORAM DEIXADOS CERCA DE QUATRO QUILÔMETROS DE CORPOS DOS QUE AQUI HABITAVAM, É MUITA COISA PARA NÓS ASSIMILARMOS NESSE BREVE MOMENTO QUE AQUI ESTAMOS VIVENDO AQUELE TEMPO ATRAVÉS DA HISTÓRIA QUE AS PESSOAS NOS PASSAM, E SÓ EM ESTARMOS NESSE LUGAR CHAMADO CACHOEIRA TÃO RICO EM TRADIÇÕES QUE CHEGAMOS A VIVER AQUELE PASSADO EM SENTIMENTOS TÃO VIVIDOS QUE CHEGAR A DOER DE TÃO FORTE QUE SÃO OS SENTIMENTOS DEIXADOS NESSA REGIÃO, VEJO ESSA REGIÃO COM OLHOS DE BELEZA E CONTEMPLAÇÃO ALGO VIVIDO NESSE LUGAR QUE ATÉ HOJE ESTÁ PRESENTE NESSE POVO GUERREIRO QUE APESAR DE TUDO AINDA MANTÉM O SORRISO E SUA FÉ INABALÁVEL A CERCA DE TUDO O QUE ACONTECEU, ESTAMOS EM ABSOLUTO EXTASE E FRENEZIR EM SABER QUE CONSEGUIMOS VER E ENTENDER UM POUCO DAS NOSSAS ORIGENS E DIZER SOU BRASILEIRO E MESTIÇO DESSA PEQUENA PARTE DO NOSSO BRASIL ONDE O POVO NÃO DEIXOU SE ABATER.

sábado, 4 de agosto de 2018

Campo Da Educação Saberes E Práticas

Campo dos Saberes e Práticas

UFSB
DATA:03 DE AGOSTO DE 2018
DISCENTE:VALDIR ALVES E ANDERSON SILVA
DOCENTE:FABIANA
                   

                                         DESAPARECIMENTO DA ESCOLA


        WWW.ELITEWEB.COM.BR


    ESTUDO A MUITO TEMPO E VENHO PERCEBENDO QUE POUCO A POUCO O APRENDIZADO QUE NÓS APRENDEMOS DURANTE TODA A  NOSSA VIDA ESCOLAR  VEM DESAPARECENDO,E TAMBÉM OS VALORES QUE APRENDEMOS ESTÁ DESAPARECENDO NA MESMA PROPORÇÃO,O CENSO DE CERTO OU ERRADO ESTÁ DESAPARECENDO.
 
    O QUER DIZER QUANDO VEJO ALGUÉM SOFRENDO ALGUM TIPO DE DISCRIMINAÇÃO?NÃO DEVERIA TER JÁ QUE SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE AS LEIS,QUANDO CRIANÇAS TODOS NÓS BRINCAMOS SEM TER NENHUM TIPO DE ESTERIOTICO, MAS QUANDO ESTAMOS CRESCENDO COMEÇAMOS A SOFRER UMA SERIE DE BOMBARDEIOS DE TODAS AS FORMAS FAZENDO COM QUE TODAS AS PESSOAS CRIEM VALORES QUE ANTES VOCÊ NÃO TRAZIA CONSIGO,MAS OS MESMOS SÃO OFENSIVOS E DISCRIMINATÓRIOS FAZENDO COM QUE NÓS COMECEMOS A NOS DIVIDIR E DANDO ORIGEM A TUDO DE RUIM QUE HÁ NESTE MUNDO CHEIO DE PRECONCEITOS E ESTERIOTICOS TORTOS,FAZENDO A REALIDADE SER APENAS UMA COISA UTÓPICA E LEVANDO SERES HUMANOS A SE DISTANCIAREM  A CADA DIA MAS,E NESSES TEMPOS DE VALORES INCORRETOS DEVEMOS NOS MANTER ATENTOS E NÃO DEIXAR  NOS LEVAR A ESSE MODELO COLONIZADOR DE DOMÍNIO SOB O OUTRO E PARARMOS DE OLHAR O SEU SEMELHANTE COMO UM SER INFERIOR E DE MENOR CAPACIDADE PERANTE SEUS OLHOS.
   
    CHEGUEI A UMA CONCLUSÃO.SOMOS SERES ALTAMENTE INDIVIDUALISTAS E DIRECIONADOS PARA O QUE NÃO DEVEMOS FAZER,ENQUANTO FORMOS ASSIM NADA VAI MUDAR E ESSA BAGAGEM DE PRECONCEITOS QUE TEMOS VAI CONTINUAR OCUPANDO ESPAÇO EM NOSSAS VIDAS DURANTE ANOS E ANOS E COM ISSO CONTINUAREMOS A TER OS MESMOS ESTIGMAS DE UM PASSADO QUE DE BOM NÃO TROUXE NADA,PARE,RESPIRE E FUJA DESSE ABISMO DA INTOLERÂNCIA E IGNORÂNCIA AO QUAL ESTAMOS,SAIA DESSE CHARCO ONDE SÓ TEM IDÉIAS MAL CHEIROSAS E MOSQUITOS ANTES QUE VOCÊ SEJA PICADO PELO BICHO DO PRECONCEITO.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Experiências do Sensível

                                                        Diário de Bordo 18/07/2018


   No dia 18 começamos a aula com um sarau apresentado pelos alunos Ângelo Vitor e Clemerson Dos Santos, eles cantaram uma música "Sozinho" do cantor e compositor Peninha e em seguida a música "Oceano" do cantor Djavan.
   Mais a frente apresentamos a atividade da água, onde apresentamos uma porção de água de um local o qual nos remete uma lembrança, e contamos a qual bacia hidrográfica essa água pertence onde eu apresentei a minha experiência com o Rio Almada e contei um pouco da minha adolescência, de o quanto eu me divertia com os meus amigos tomando banho no Rio Almada.
   Os colegas também contaram as suas experiências mostraram as fotos dos rios que marcaram as suas infâncias. Depois aconteceu a atividade dispositivo, com o cordel Patativa de Assaré.
   E por ultimo teve um debate sobre a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

Universidade Sociedade e Contexto Planetário

UFSB Discente: Anderson Silva Docente: Joel Felipe CC: Universidade Sociedade e Contexto Planetário                             ...