sábado, 14 de julho de 2018

Campo da Educação:Saberes e Práticas

                       
         Para que serve a escola? E para que serve a educação?

   Dentro de um contexto geral a escola não tem só o papel de ensinar, de incluir, serve para formar cidadãos perante, ao mundo acadêmico e social bastante competitivo embora esse papel de agente inclusivo não venha sendo cumprido de maneira plena, são muitos os pontos negativos que poderia dentro dessa discussão adjetivar, mas o papel principal dessa análise que está sendo feita é comparar para que serve a escola e qual o papel educacional dela nesse contexto atual onde por vezes o passado chega a se alinhar com o presente.
   O papel da educação no passado era formar a massa operária de um país em crescimento e outra pequena parte para as áreas consideradas nobre, era dito “que  o filho do pobre precisava apenas assinar o seu nome” ou por hora quando esse mesmo indivíduo contrariava  tudo e a todos e conseguia o nível acadêmico assim posso dizer maior, ele ainda continuava sendo refém de um sistema educacional que privilegiava a poucos não tão diferente de hoje.
   A escola na maioria das vezes não cumpre o seu papel, pois não foca em atingir a meta que é educação de qualidade ao alcance de todos.
  Não é papel da escola, fabricar meros robôs que só repetem o que vê e ouvem mais sim formar pensadores auxiliando na educação dada pela família desde uma formação cultural ao seu caráter final, além de preparar o aluno para o nível superior dando o máximo da educação básica para fazer suporte para o ensino superior.
   Deve ser transmitida uma educação não sistematizada, um novo modelo de educação deve ser implantado dentro desse modelo de educação posso falar da base curricular comum onde o aluno teria uma grade de ensino igual para todos ou não igual porquê isso vai de região para região mas o conteúdo apresentado ou a direção a ser seguida deveria ser a mesma para todos os indivíduos que estivessem dentro desse projeto de aprendizado universalizado, e não como hoje onde cada estado tem sua própria base curricular fazendo com que o aluno não tenha competitividade perante a outros estados, uma prova dessa falha é a Prova Brasil onde nela são ofertadas questões de português e matemática visando somente medir o grau de conhecimento do alunado brasileiro.
   Mais como eu posso avaliar o grau de conhecimento dos alunos já que a educação não é universalizada onde nesta prova as questões são padronizadas e na totalidade só quem leva vantagem são os alunos do sul e do sudeste nunca um aluno nordestino ou do norte do país alcançará uma nota satisfatória, só mostrando o quanto há uma distância física e cultural dentro de um mesmo país.
   Mas por outro lado se o país é o seu povo então parte de cada indivíduo que estuda buscar melhorias para a classe estudantil é saber cobrar quando faltar um professor ou quando mesmo faltar merenda, a educação é uma série de fatores complexos ou uma engrenagem dentro de outras engrenagens onde uma depende da outra para funcionar.
   Partindo desse ponto como exemplo algumas escolas que romperam com o método tradicional de escola onde esse método antigo que consiste em regras, horários, dias, professores, diretores, pedagogos já não se sustenta na nova escola onde um aluno tem uma função de se alto gerir, organizando seus horários a maneira de aprender e descobrindo aptidões que na velha escola não seriam possível florescer esse grau exarcerbado de conhecimento provocando de fato o aluno querer buscar sempre mais e focar em uma determinada área de conhecimento onde ele tenha a maior aptidão, mas nesse novo modelo de ensino esse mesmo indivíduo não deixa de aprender as outras matérias, e não por ser uma escola nova com modelo de ensino avançado ou melhor, lá não deixa de ter os velhos problemas do modelo de ensino antigo ao que fomos submetidos e usados como cobaias, a diferença é que lá os problemas são resolvidos em assembleias, mas não aquelas assembleias gigantescas com toda a sua pompa, mais de maneira simples onde o aluno passa a ter um senso crítico sobre as suas atitudes e as atitudes dos outros que os cercam.
   Então depois de todas essas discussões chega-se ao um denominador comum que é a solução do sinistro apresentado durante “assembleia” mostrando que esse modelo de ensino mesmo que para alguns pareça utópico vem funcionando mesmo que discretamente vem dando resultado, a semente foi semeada agora é aguardamos e cuidarmos e torcermos para que elas venham a germinar e florescer.

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