Para
que serve a escola? E para que serve a educação?
Dentro de
um contexto geral a escola não tem só o papel de ensinar, de incluir, serve
para formar cidadãos perante, ao mundo acadêmico e social bastante competitivo
embora esse papel de agente inclusivo não venha sendo cumprido de maneira
plena, são muitos os pontos negativos que poderia dentro dessa discussão
adjetivar, mas o papel principal dessa análise que está sendo feita é comparar
para que serve a escola e qual o papel educacional dela nesse contexto atual
onde por vezes o passado chega a se alinhar com o presente.
O papel da
educação no passado era formar a massa operária de um país em crescimento e
outra pequena parte para as áreas consideradas nobre, era dito “que o filho do pobre precisava apenas assinar o
seu nome” ou por hora quando esse mesmo indivíduo contrariava tudo e a todos e conseguia o nível acadêmico
assim posso dizer maior, ele ainda continuava sendo refém de um sistema
educacional que privilegiava a poucos não tão diferente de hoje.
A escola na
maioria das vezes não cumpre o seu papel, pois não foca em atingir a meta que é
educação de qualidade ao alcance de todos.
Não é papel
da escola, fabricar meros robôs que só repetem o que vê e ouvem mais sim formar
pensadores auxiliando na educação dada pela família desde uma formação cultural
ao seu caráter final, além de preparar o aluno para o nível superior dando o
máximo da educação básica para fazer suporte para o ensino superior.
Deve ser
transmitida uma educação não sistematizada, um novo modelo de educação deve ser
implantado dentro desse modelo de educação posso falar da base curricular comum
onde o aluno teria uma grade de ensino igual para todos ou não igual porquê
isso vai de região para região mas o conteúdo apresentado ou a direção a ser
seguida deveria ser a mesma para todos os indivíduos que estivessem dentro
desse projeto de aprendizado universalizado, e não como hoje onde cada estado
tem sua própria base curricular fazendo com que o aluno não tenha
competitividade perante a outros estados, uma prova dessa falha é a Prova
Brasil onde nela são ofertadas questões de português e matemática visando
somente medir o grau de conhecimento do alunado brasileiro.
Mais como
eu posso avaliar o grau de conhecimento dos alunos já que a educação não é
universalizada onde nesta prova as questões são padronizadas e na totalidade só
quem leva vantagem são os alunos do sul e do sudeste nunca um aluno nordestino
ou do norte do país alcançará uma nota satisfatória, só mostrando o quanto há
uma distância física e cultural dentro de um mesmo país.
Mas por
outro lado se o país é o seu povo então parte de cada indivíduo que estuda
buscar melhorias para a classe estudantil é saber cobrar quando faltar um
professor ou quando mesmo faltar merenda, a educação é uma série de fatores
complexos ou uma engrenagem dentro de outras engrenagens onde uma depende da
outra para funcionar.
Partindo
desse ponto como exemplo algumas escolas que romperam com o método tradicional
de escola onde esse método antigo que consiste em regras, horários, dias,
professores, diretores, pedagogos já não se sustenta na nova escola onde um
aluno tem uma função de se alto gerir, organizando seus horários a maneira de
aprender e descobrindo aptidões que na velha escola não seriam possível
florescer esse grau exarcerbado de conhecimento provocando de fato o aluno
querer buscar sempre mais e focar em uma determinada área de conhecimento onde
ele tenha a maior aptidão, mas nesse novo modelo de ensino esse mesmo indivíduo
não deixa de aprender as outras matérias, e não por ser uma escola nova com
modelo de ensino avançado ou melhor, lá não deixa de ter os velhos problemas do
modelo de ensino antigo ao que fomos submetidos e usados como cobaias, a
diferença é que lá os problemas são resolvidos em assembleias, mas não aquelas
assembleias gigantescas com toda a sua pompa, mais de maneira simples onde o
aluno passa a ter um senso crítico sobre as suas atitudes e as atitudes dos
outros que os cercam.
Então
depois de todas essas discussões chega-se ao um denominador comum que é a
solução do sinistro apresentado durante “assembleia” mostrando que esse modelo
de ensino mesmo que para alguns pareça utópico vem funcionando mesmo que
discretamente vem dando resultado, a semente foi semeada agora é aguardamos e
cuidarmos e torcermos para que elas venham a germinar e florescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário